Paris por 5 dias – parte 2

A noite fora retemperadora. O dia anterior tinha sido bem longo e estávamos mesmo a precisar de uma boa noite de sono, até porque o dia ia ser cansativo. Saímos pelas 9 horas do hotel à procura de um sítio para tomar o petit-déjeuner. Íamos em direção ao metro e a ideia era encontrar uma brasserie ou pâtisserie qualquer e pedir qualquer coisa para trincar. À segunda tentativa, entrámos e pedimos um croissant e uma bebida quente. Saímos.

Era dia de ver o Louvre! O Louvre é aquela monstruosidade de espaço que tem milhares de obras de arte. Era impossível vê-las a todas. Mesmo! Assim, a Liliana pegou num guia da internet que tinha as 19 obras que não se podiam perder lá! E a verdade é que demos com todas à exceção de uma ou outra, que, possivelmente, estaria mal localizada no guia. Vimos a Vénus de Milo, murais egípcios, vasos romanos, a Mona Lisa (diria que é o principal objetivo da visita de 99% das pessoas que visita o museu), a Virgem das Rochas, quadros, esculturas, sarcófagos e sei lá mais o quê! Só sei que 3h depois, havíamos andado cerca de 8km lá dentro. 😵

#Louvre…what else! #ParisDeFrança #Férias

A post shared by Filipe Dias (@quiet.owl) on

Com a barriga a dar horas lá fomos comer qualquer coisa. A seguir o plano passava por percorrer o jardim das Tuileries, depois a Praça da Concórdia e subir os Campos Elísios, terminando no Arco do Triunfo. Contudo, o nosso plano ainda sofreu uma pequena alteração entre a Praça e a subida dos Campos Elísios visitámos o Musée d’Armée.

E valeu bem a pena, apesar da Liliana não ter grande ligação com a temática, acabámos por gostar bastante do que vimos até nos expulsarem às 18h em ponto. Fomos literalmente enxotados pelos funcionários do museu. Notas positivas para a visita à igreja que alberga o túmulo de Napoleão e para a inexistência de filas! Yeeyyy 😁 tudo graças ao Museum Pass!

Depois de subir os Campos Elísios, terminámos o dia com a vista de cima do Arco do Triunfo, com o carrossel e o Louvre ao fundo.

No dia seguinte, que por sinal era domingo – Dia de Páscoa -, o plano também era extenso. Começámos pelo museu Pompidou, que por ser muito cedo ainda estava fechado (só abre às 11h). Acabámos por passar à frente, seguimos em direção à ilha de S. Luís, onde passeámos um pouco e caminhámos em direção à Catedral de Notre-Dame.

E na catedral voltámos às filas, aos controlos de segurança e às multidões. Em dia de Páscoa e com a celebração a decorrer eram centenas as pessoas que por ali deambulavam. Uma hora depois conseguíamos entrar. Lá dentro tudo impressionava, o espaço era mesmo fantástico, quer pela imponência, quer pelo deslumbre da sua decoração.

Paris vista do Arco do Triunfo

E dali partimos para outra, desta vez um 2-em-1: a Sainte Chapelle e a Conciergerie (também contempladas no Pass). A primeira era uma capela que impressionava pelos seus vitrais e o segundo foi desde edifício real a prisão na época da revolução francesa. Saídos dali, caminhámos em direção à Sorbonne, o objetivo era…

…o Panteão. Tal como o nosso, é um edifício que reúne as maiores figuras de uma nação e que tem as mesmas características: uma cúpula, túmulos vários, elementos que exaltam os feitos nacionais, etc. Aqui as filas foram curtas e gastámos cerca de uma hora e picos a explorar o local.

Saímos para os jardins do Luxemburgo. Outro local bastante bonito e, à imagem de outros, não lhe faltava nem árvores, nem lagos, nem espaço para relaxar ou praticar exercício físico. Aqui aproveitámos para fazer umas caches.

Para terminar o dia passamos pela La Grande Épicerie de Paris para comprar uns macarons. 😋 Por fim, mais uns metros andados até à Église Saint-Sulpice, onde demos por encerrado mais este dia.

(continua…)

Anúncios

Na minha opinião...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: