o que é bom acaba depressa

Sabem, a parte boa desta altura do Carnaval é a quantidade de provas que fazemos nesta altura. Só para terem a noção, este mês de Fevereiro tem sido só Orientação. Ora vejam: começou, no início do mês, em Nisa, como vos contei aqui, com o primeiro WRE; depois, fui até Idanha-a-Nova durante mais quatro dias; e terminou esta série da provas internacionais no fim de semana passado (16/17 Fev), na zona de Pombal, mais precisamente junto à Praia do Osso da Baleia. No total foram três provas (WRE), a contar para o ranking mundial, e muitos quilómetros nas pernas.

É sobre este último evento, o XIV Meeting de Orientação do Centro, que vos venho falar hoje. Para fugir um pouco às regiões montanhosas e às pedras, o COC levou-nos, como é, geralmente, seu apanágio, para mapas de pinhal, onde a progressão costuma ser muito boa. Um exemplo disso foi o evento do ano anterior, na zona de Pedreanes.
Por outro lado, é nestes terrenos, onde se aplica uma boa velocidade, que é, também, muito fácil perdermo-nos completamente, ficando sem a noção de onde estamos: para isso basta desconcentrarmo-nos um bocadinho ou sair na direcção errada para um ponto. Apesar disso, vim para esta prova disposto a esquecer os maus resultados do POM, e posso dizer que deu resultado 🙂
Mas adiante, que o que interessa são as provas… 😉
moc.2013.day1.longTenho que vos confessar que a distância longa de sábado estava a meter-me um pouco de medo: parecendo que não, estavam programados 18,4km, com 32 pontos de controlo e 430m de desnível. Assim, só para me precaver, não facilitei, e levei o meu camelbak para evitar quebras na parte final da prova – e, acho que fiz uma boa escolha, tal como uma boa gestão da água.
Tentei começar seguro, não inventando nas pernadas longas, e fazendo opções pelos caminhos (o que se revelou uma boa escolha), poupando-me, desta forma, para a parte final. No entanto, cometi três erros maiores: no ponto 6, onde perdi cerca de 2’; mais 3’ no ponto 8 e mais 1’ no ponto 16. Depois, faltaram pernas… Tempo final de 2h23’33’’, e mais que uma meia maratona feita, mas…no mato.

No final desse dia, houve ainda um sprint na Costa de Lavos, mas optei por não participar e dar descanso às pernas para o dia seguinte, tendo aproveitado o resto do dia para ir até à estação 🙂 e ao “Emigrante”, tudo ali nas redondezas.

O domingo acordou chuvoso, para estragar um pouco os planos à organização e também aos atletas. Um bom orientista não liga a essas coisas… Mas lá que sabe bem ficar no quentinho, lá isso sabe.
moc.2013.day2.middleNesse dia, devido à motivação que tinha ganho no dia anterior, parti para a minha prova (7,4km/27C/160m) bastante confiante e apostado em fazer uma boa prestação. E assim foi! Joguei pelo seguro e fui com calma nos primeiros pontos, mas no 3º surgiu a primeira contrariedade, tendo perdido ali 1’30’’, é que estava mesmo perto…
Depois disto, tentei acelerar um pouco, o que costuma dar mau resultado, mas desta vez não, ao fim de alguns pontos tinha recuperado o flow e só voltei a perder tempo, cerca de 1’, no ponto 19. Engraçado que era uma pernada longa, e dizia para mim mesmo que este ponto iria decidir a minha prova. Vá lá, não foi assim tão mau…
Até final não houve mais nada a relatar, tendo acabado por fazer uma boa prova, com o tempo final de 50’34”.

Analisando o fim-de-semana e as minhas prestações, penso que estas provas serviram para recuperar um pouco da moral perdida no POM. Mas, mais que isso, foi mais um alegre fim-de-semana de convívio e diversão, apesar da chuva que apareceu no domingo.
A Orientação volta dentro de três semanas…

Anúncios

Na minha opinião...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: