a escola foi invadida

Tinha acontecido no mesmo local, organizado pelo agrupamento 1093 da Chaínça, há cerca de 3 anos, e lembro-me perfeitamente de lá ter estado. Naquela altura, era ainda um dirigente tenrinho, com cerca de meio ano de Promessa (ou menos), e levei comigo apenas um Pioneiro para participar na actividade. Esse Pioneiro era, afinal de contas, uma: a Guia da equipa Shakespeare. Hoje, deambula por Castelo Branco, aparecendo pela sede raramente, mas tenho fé nela: confio que, quando a “nau” dela, que “navega” nos “mares” turbulentos da faculdade, encontrar o rumo certo, as coisas irão surgir naturalmente, e irá abraçar novamente este projecto.
tendasFalo-vos, pois, do Curso de Guias e Sub-Guias que, tal como em 2010, aconteceu na Escola Prática de Cavalaria, em Abrantes, no fim-de-semana passado (26 e 27 Janeiro). Este ano, porém, a actividade destinava-se a todas as secções, e participaram cerca de 270 escuteiros, com dirigentes incluídos. Desta feita, a minha envolvência era em funções diferentes, dado que abracei um novo projecto a nível regional do CNE. Integro, pois, a equipa regional pedagógica da IIIª secção (e ainda assessoro a secretaria regional de comunicação e desenvolvimento), e foi neste papel que “participei” na actividade, fazendo-me acompanhar de um guia dos Pioneiros e 4 guias e sub-guias dos Exploradores.
curso.guias.2013No que à actividade diz respeito, e ao que vivi, esta assentou em três pilares: no socorrismo (SBV), na pedagogia da fé e no método do projecto dos Pioneiros: o Empreendimento. Assim, os Pioneiros tiveram a oportunidade de levar, para as suas equipas, conhecimentos valiosos que os ajudarão no dia-a-dia da sua vivência escutista.
Depois de semanas a fio de chuva, as condições climatéricas colaboraram, excepto na manhã de domingo, dado que a chuva fez a sua aparição. No geral, o balanço foi muito positivo, tendo a actividade sido do agrado de todos quantos participaram.
A próxima será pela Páscoa!

Na minha opinião...

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑