//
a ler...
Orientação, Sul, Taça Portugal

a sul, entre verdes

A minha vida não tem parado, e as provas também não. Não tenho escrito mais por preguiça. Não percebo, ela invade-me de tal maneira que mesmo tentando lutar contra ela, ela consegue sempre ganhar. Não percebo! 😦
Isto para dizer que tenho muita coisa para pôr em dia por “aqui”. Foi mais uma prova de nível 1 da Taça de Portugal, outra de nível 2 quase no mesmo local e uma prova de estrada, que fiz durante este tempo que estive ausente.
Mas, como puderam reparar, saiu mais um ‘dia’ das férias orientadas na Suiça, menos mal!

No que respeita à prova da Taça de Portugal de N1, foi organizada pelo COALA no final do mês de Outubro (a 27 e 28), num mapa em que a forma física era muito mais importante, do que a técnica. Era um mapa muito “verde” e com muita vegetação média/alta, uma rede de caminhos enorme, desnível para “dar e vender” e com o nome antigo de Casoto II, agora rebatizado como: Vale das Traves Longas! 😀

Desta vez, a prova só começava depois de almoço, às 13h, e por isso fomos só no próprio dia da prova. Saímos de Lisboa, relativamente cedo, e fizemos o caminho sem grandes percalços.

A prova nesse dia era de distância longa, pelo que me esperavam 12.3km com quase 600m de desnível acumulado. Estava um dia algo ventoso, e mais que isso, uma manhã um bocadinho fria, mas nada que assustasse. À hora de almoçar já a temperatura se tinha “composto”. Mas partidas atrasaram-se ligeiramente (cerca de 30′), pelo que me mantive na conversa um bom bocado já completamente equipado. E eis quando, olho para o relógio, e percebo que estava atrasado. Siga a todo o gás para as partidas.

Um minuto é sempre um minuto, mas tentei ultrapassar isso, apesar de ter ‘besuntado a cena’ logo para o primeiro ponto. No ponto 2, o Paulo Franco apanha-me, dado que partia logo depois da mim. Mas no ponto 11 estava na hora de asneirar à grande, e foi o que fiz. Tendo perdido a noção de onde estava a subir no monte, acabei por identificar reentrâncias que não eram de todo a que procurava. Enfim, 4′ perdidos. Até final, só o ponto 19 estragou ainda mais a “pintura”. Um ponto que se supunha fácil, foi pena é estar escondido entre a vegetação. E foram mais 4′ para o galheiro. 😦
Contas finais: 1h54’09” de prova, e 16.6km feitos no relógio. Engraçado foi, o desnível ter ficado a metade do anunciado.

Mas o melhor ainda estava para vir. 🙂 Dado que o solo duro, era uma pequena associação desportiva onde não cabia metade das pessoas. A certa altura foi disponibilizado outro local, com a mesma tipologia que, tal como o outro, as pessoas tiveram que se comprimir para que todos pudessem usufruir de um local para pernoitar. (Menos mal, ao menos não houve frio que “pegasse”!)
No domingo, o local era o mesmo, o mapa era o mesmo, e as pessoas as mesmas. LOL Mas desta vez não parti atrasado!
Mal olhei para o mapa, percebi que a prova iria ser muito rápida. Os 6.7km, com 215m de desnível pareciam enganadores. Fiz 5 pontos, relativamente bem e sem perder tempo que se ‘visse’, até que no 6 tive que gastar quase 2′, porque hesitei numa zona ainda longe do ponto. Alguns pontos à frente, no 10, fiz “o” erro. Gastei cerca de 3′ à parva, por ter perdido o contacto com o mapa, e ter andado “às aranhas” naquela zona. Até final, fui “deixando” alguns segundos em alguns pontos, até porque a dificuldade não era muita.
Terminei com 55’51” a prova, e com cerca de 8′ de tempo perdido. O relógio registava 8.2km.

Mais um, grande e marcante fim de semana, com muitas histórias para contar…

Anúncios

Discussão

4 thoughts on “a sul, entre verdes

  1. 😀

    Posted by Filipe Dias | 18 Dezembro 2012, 19:24
  2. Esta cena do “Porreiro” e “Fraquinho”, foste tu que puseste assim com estas designações? ‘Tadinho!! 🙂

    Posted by Lils Oliveira | 19 Dezembro 2012, 20:09
  3. Pois claro que fui…achei que ficaria ‘adequado’ a uma votação 😀
    Se bem que ninguém costuma usar estes thumbs para classificar as respostas…devia haver isto era para os posts! LOL

    Posted by Filipe Dias | 19 Dezembro 2012, 20:18

Na minha opinião...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: